Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

09/10/1928 NASCIMENTO DO MÉDICO LAVOISIER MAIA, EX-GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE


Lavoisier Maia Sobrinho, também conhecido por “Lavô”, nasceu na cidade de Almino Afonso/RN, mas foi registrado em Catolé do Rocha/PB, filho de Lauro Maia e Idalina Maia. É formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia.
Iniciou sua carreira atuando como médico e professor do Departamento de Tocoginecologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também foi diretor da Maternidade Escola Januárico Cicco. Foi Secretário Estadual de Saúde no governo de seu primo, o governador Tarcísio Maia, presidente da Comissão Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde.
Filiado a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido de sustentação ao regime militar, Lavoisier foi indicado pelo Presidente Ernesto Geisel, como governador do Rio Grande do Norte. Empossado em março de 1979, Lavoisier Maia governou o estado até março de 1983, sendo sucedido por José Agripino Maia. Após a extinção da ARENA, ingressou no Partido Social Democrático (PDS). Ao deixar o governo do Estado, foi nomeado como assessor do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte.
Em 1986, foi eleito Senador da República, passou a atuar com os demais congressistas na elaboração da nova constituição federal do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988.
Nas eleições de 1990, candidatou-se ao governo do Estado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas foi derrotado por seu primo, o senador José Agripino Maia.
Em 1994, abdicou de disputar a reeleição ao Senado Federal e lançou novamente sua candidatura pelo governo potiguar, mas foi novamente derrotado, desta vez pelo senador Garibaldi Alves Filho, seu antigo aliado.
Em 1998, foi eleito deputado federal pelo Partido da Frente Liberal (PFL), disputou a reeleição no pleito de 2002, mas obteve a suplência, sendo efetivado no cargo em seguida.
No ano de 2006, foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Norte pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), cargo que ocupou de 2007 a 2011, encerrando a sua carreira política.
Foi casado com a ex-governadora Wilma Maria de Faria, com quem teve quatros filhos: Márcia Maia(deputada estadual), Lauro Maia, Cristina Maia e Cinthia Maia. Atualmente é casado com Terezinha Maia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

OLHA A HORA

VOCÊ ONLINE

FAN PAGE, CURTA

SIGA-NOS NO TWITTER

CLIC E VEJA OS FATOS HISTÓRICOS POR DATA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VISITAS PELO MUNDO

AS SETE MAIS LIDAS

CADASTRA SEU E-MAIL