Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O IMPERADOR DO SERTÃO: O “MAJOR” THEODORICO BEZERRA FALECIA AOS 91 ANOS, NA CIDADE DE NATAL/RN



Theodorico Bezerra nasceu em Santa Cruz/RN, no dia 23 de julho de 1903, era filho de José Pedro Bezerra e de Ana Bezerra de Sousa. Theodorico fez os primeiros estudos em sua terra natal.
No ano de 1947, elegeu-se deputado estadual do Rio Grande do Norte na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Em 1950, elegeu-se deputado federal pelo Rio Grande do Norte, reelegendo-se nas eleições de 1954 e 1958. Em 1962, candidatou-se ao cargo de Senador da República, mas perdeu a disputa para seu companheiro de partido, o Monsenhor Walfredo Gurgel(PSD). Pouco tempo depois, foi eleito indiretamente para assumir o cargo de vice-governador(na vaga deixada por Walfredo Gurgel), exercendo o mandato entre 1963 e 1966.
Ao ser instaurado o bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do regime militar, e foi eleito deputado federal em 1966. Em 1978, elegeu-se novamente para o cargo de deputado estadual.
Theodorico foi comerciante, agropecuarista, criador e hoteleiro, também exerceu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e foi presidente regional do diretório do PSD.
Exerceu sua influência política nos municípios de Santa Cruz, Tangará e diversas outras cidades do agreste potiguar, era proprietário de grandes extensões de terra, sendo a maior delas, a “Fazenda Irapuru”.
Theodorico Bezerra foi um dos mais importantes líderes políticos do sertão potiguar, sendo considerado um dos últimos representantes do coronelismo. Foi tema do documentário “Theodorico, o Imperador do Sertão”, exibido pela Rede Globo de Televisão no ano de 1978.
Era tio de Fernando Bezerra(ex-senador) e Iberê Ferreira(ex-governador); avô de Theodorico Bezerra Neto(ex-prefeito de Tangará e segundo suplente de senador) e de Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra(atual prefeito de Tangará).

Via 
Francisco Veríssimo De Sousa Neto
←  Anterior Proxima  → Inicio

OLHA A HORA

VOCÊ ONLINE

FAN PAGE, CURTA

SIGA-NOS NO TWITTER

CLIC E VEJA OS FATOS HISTÓRICOS POR DATA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VISITAS PELO MUNDO

AS SETE MAIS LIDAS

CADASTRA SEU E-MAIL